Pandemia e homenagens a Arnaldo Nogueira são destaques em Reunião Ordinária desta terça (20)

Com textos diversificados os vereadores aprovaram a pauta da Reunião Ordinária desta terça-feira (20) com exceção da APL 284/2021 (Dispõe sobre a obrigatoriedade da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas de divulgar informações sobre obras públicas paralisadas no município, e dá outras providências) de autoria do vereador Junior Souza (MDB)  que saiu da pauta com um pedido de vistas da vereadora Marli de Luquinha (MDB).

Junior Sousa (MDB), com o APL 129/2021 (Dispõe sobre a inclusão das academias de musculação, ginástica, artes marciais e todo tipo de esportes, como atividade essencial à saúde, no âmbito do município de Sete Lagoas.)Pr. Alcides (PP), com o APL 58/2021 (Determina a inclusão de conteúdos referentes à história de Sete Lagoas nos currículos das escolas municipais), e Roney do Aproximar (PSL), com o APL 180/2021 (Fica instituído o “festival do pequi”, fruto símbolo do cerrado, a ser comemorado no mês de janeiro de cada ano e dá outras providências)foram muito parabenizados pelos colegas pelas importantes iniciativas.

 

Reabertura do comércio

Para João Evangelista (PSDB) a Reunião Especial sobre o comércio foi muito produtiva e deu a oportunidade de todos os envolvidos expor e colocar sua posição. A conclusão é que todos são favoráveis à reabertura do comércio, desde que seguidas todas as recomendações.

José de Deus (REP) também se manifestou sobre a abertura do comércio fechado dizendo que entende “que se seguirmos à risca as orientações da secretaria, criarmos um calendário respeitando as orientações seremos capazes de fazer com que o comércio volte a trabalhar na plenitude de sempre mantendo a dignidade dos trabalhadores”. Ele disse ainda que “não é apenas o comércio que sofre, a classe cultural também”.

Falecimento de Arnaldo Nogueira

Vários parlamentares enviaram as condolências para a família do ex-secretário municipal e presidente do SAAE, Arnaldo Nogueira, que faleceu na última semana por complicações causadas pela Covid-19.

Ivan Luiz (Patri) disse que “Estamos de luto pelo falecimento de Arnaldo Nogueira, perda irreparável para Sete Lagoas”. Gilson Liboreiro (SD) deixou as condolências a todas as famílias que estão perdendo entes para a pandemia e também as condolências pelo Arnaldo Nogueira, “pessoa acolhedora, trabalhei muito com ele”. Ele deixou as condolências a Di cantora que faleceu por outra doença. Janderson Avelar (MDB) prestou solidariedade aos familiares que perderam seus entes queridos pela Covid em nome do grande profissional que era Arnaldo Nogueira.

Heloísa Frois (Cidadania) e Marli de Luquinha (MDB) também se manifestaram pela perda de Arnaldo Nogueira.

Segunda dose da vacina e dengue

Junior Sousa (MDB) falou sobre ter recebido muita mensagem, principalmente sobre a segunda dose. Para ele “é preciso uma eficiência maior nas informações para reforçar sobre a vacinação.

Gilson Liboreiro (SD) se diz preocupado pela abstenção na segunda dose. É importante que as pessoas voltem para se vacinar contra a Covid.

Heloísa Frois (Cidadania) acredita que é preciso “esclarecer para a população sobre a vacinação” porque o município depende de receber doses de vacinas do Estado por isso, às vezes, acontece uma lentidão. Ela lembrou ainda que precisa “pedir ajuda de todos para conter a dengue. Donos de lotes vagos que limpem os espaços”.

Sem respostas do executivo

Carol Canabrava (Avante) está insatisfeita com o travamento que o Executivo está causando ao trabalho do Legislativo. Ela disse ter enviado 16 requerimentos, 15 ofícios e está sem respostas. Para ela a justificativa sobre o volume de ofícios e requerimentos não pode ser a resposta.

Ivson (Cidadania) também alegou que “vim para servir, quem serve, serve algo ou a alguém. Servimos a população de Sete Lagoas ressaltando que o orgulho e o interesse pessoal se acabam na miséria”. Ele disse ter feito inúmeras cobranças ao Executivo que não se concretizaram. Ofícios que a mais de 70 dias não foram respondidos.

Agradecimento ao executivo e ao CCZ

A vereadora Sílvia Regina (PSC) agradeceu ao prefeito Duílio de Castro por ter se comunicado com o deputado Paulo Abi Ackel que trouxe para Sete Lagoas R$ 1 milhão.

Ismael Soares (PP) deixou seu agradecimento a Patrícia do CCZ  por cuidar dos animais é cuidar da saúde pública e também agradeceu ao prefeito Duílio pelos avanços registrados no CCZ que ano passado resgatou 53 animais e que só neste início de ano já foram resgatados 243.

Meio ambiente

O vereador Caio Valace (Pode) disse estar a mais de um ano peregrinando junto as autoridades ambientais para cumprir o marco legal do saneamento. Segundo ele é necessário estabelecer a coleta seletiva do lixo em Sete Lagoas que tem duas associações na cidade e que das mais 100 toneladas que chegam ao aterro e o marco legal prevê que 25% sejam coletados seletivamente.

 

Com informações de Marcelo Ribeiro de Paiva, da Câmara Municipal de Sete Lagoas.

A matéria na integra pode ser lida clicando neste link. Ao clicar você irá para o site da Câmara Municipal.