Sete Lagoas avança vacinação de 1ª dose para pessoas com comorbidades contra a Covid

Sete Lagoas chega nesta quarta-feira, 26 de maio, somando 18.957 contaminações por Covid desde o início da pandemia, com a confirmação de mais 69 casos: 35 mulheres e 34 homens. Estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde 1.244 pessoas e 4.683 já tiveram o acompanhamento concluído. Os testes negativos somam 36.660 desde o início da pandemia.

Quatro óbitos em decorrência de complicações da Covid foram confirmados: no dia 24, um homem de 67 anos no Hospital Municipal. No dia 25, um homem de 67 anos e uma mulher de 65 anos, ambos também no Hospital Municipal, e hoje, uma mulher de 92 anos, no Hospital Nossa Senhora das Graças. Assim, a cidade chega a 496 óbitos, 56 pacientes hospitalizados com resultado positivo, 218 pessoas em isolamento domiciliar e 18.187 já curados.

Hospitalizados

Dos 123 internados hoje, 55 estão em UTI e 68 em enfermaria. Entre os internados em UTI, são 31 de Sete Lagoas, quatro de Cachoeira da Prata, três de Papagaios, três de Pompéu, três de Prudente de Morais, dois de Inhaúma, dois de Maravilhas, e os demais de Paraopeba, Abaeté, Baldim, Caetanópolis, Santana de Pirapama, Fortuna de Minas e Felício dos Santos. Entre os internados, 91 testaram positivo para Covid, 11 tiveram resultado negativo e 21 aguardam resultados de exames. No Hospital Nossa Senhora das Graças são 20 internações, sendo cinco em UTI, das quais quatro em leitos do SUS. No Hospital Municipal estão 58 internados, sendo 30 em UTI. No Hospital da Unimed são 26 pacientes internados, sendo 12 em UTI. E na UPA estão hoje 19 internados, oito deles em UTI. Somando-se todos os leitos UTI Covid na cidade, tanto públicos quanto particulares, a taxa de ocupação caiu um pouco e hoje está em 100%. Considerando apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice também caiu e está em 95%.

Vacinação

Nesta quarta-feira, 26 de maio, dois grupos receberam a 2ª dose da vacina. Profissionais da assistência à saúde e idosos que tomaram a 1ª dose da Astrazeneca até o dia 26 de fevereiro e aqueles que receberam a 1ª dose da Coronavac até o dia 17 de abril. A Prefeitura de Sete Lagoas avança agora no cronograma de vacinação de 1ª dose para pessoas com comorbidades contra a Covid-19. Nesta quinta-feira, 27 de maio, será a vez de pessoas com comorbidades a partir de 40 anos; grávidas e puérperas até 45 dias a partir de 18 anos com comorbidades; e pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 40 anos.

Os locais de vacinação são a Clínica Inovar (rua Nestor Andrade, 142, Chácara do Paiva), a Faculdade Atenas (Av. Pref. Alberto Moura, ao lado da Bombril, apenas em sistema Drive-Thru) e a Faculdade UNA (Av. Secretário Divino Padrão, 1.411, Santo Antônio), de 09h às 16h. Documentos obrigatórios: relatório médico que comprove a comorbidade, comprovante de endereço em nome do interessado, identidade com foto, cartão SUS ou CPF.

Nos grupos de comorbidades, os diabéticos e portadores de Hipertensão Arterial Resistente (HAR) com uso de quatro ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência só poderão apresentar como comprovante a receita médica. Aproveite e doe 1Kg de alimento não perecível na campanha Vacinação Solidária. Realização: Prefeitura de Sete Lagoas. Apoio: Sicoob Credisete e CDL Sete Lagoas.

Até esta terça-feira, 25, receberam a 1ª dose da vacina em Sete Lagoas 50.837 pessoas, ou 21% da população. A 2ª dose já foi aplicada em 24.253 pessoas (10% da população). Um novo quantitativo de doses da vacina deve chegar em breve a Sete Lagoas e mais um cronograma de vacinação será anunciado nas redes sociais oficiais da Prefeitura. Continue seguindo as recomendações de uso de máscara, higiene frequente das mãos e distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

 

Matéria em setelagoas.mg.gov.br